Brasileirão 2012

'É cedo', diz Ney Franco sobre Luis Fabiano na Seleção

São Paulo, SP, 29 (AFI) - Os dois gols marcados na vitória por 2 a 1 diante do Corinthians, no último domingo, fizeram com que o nome de Luis Fabiano voltasse a ser especulado para a seleção brasileira. Mas, nesta quarta-feira, o técnico do jogador no São Paulo, Ney Franco, lembrou do seu histórico recente de lesões e avaliou que ainda "é cedo" para pensar em uma nova convocação.

"A seleção é questão do momento. O Luis Fabiano tem perfil, já disputou Copa e no Brasileiro fez nove gols em nove partidas. Passou por problemas físicos, requer cuidado, mas tem currículo. Ainda pode, no futuro, ir para seleção, mas é cedo. Ele sabe disso, vai depender do desempenho dele", declarou o treinador, em entrevista à TV Bandeirantes.

O retrospecto do atacante no Brasileirão, aliás, reflete seu atual momento. Apesar da ótima média de um gol por jogo e da artilharia da competição - ao lado de Vágner Love e Fred -, Luis Fabiano não conseguiu uma sequência e ficou fora de dez partidas da equipe.

No domingo, no entanto, o jogador mostrou porque é considerado um dos melhores atacantes do Brasil e deu "tranquilidade" para a semana do São Paulo. "Ficamos mais tranquilos, mas não acomodados. O Campeonato Brasileiro não dá tempo para remoer as derrotas e nem para curtir muito as vitórias. Mas o resultado no clássico teve reflexo positivo", disse Ney Franco.

Já pensando no confronto diante do Botafogo, nesta quinta, no Morumbi, pela 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico são-paulino revelou uma preocupação: os cartões amarelos. No total, são dez jogadores pendurados, que ficarão de fora do jogo contra o Bahia, no domingo, se forem advertidos. São eles: Rodrigo Caio, Osvaldo, João Filipe, Denilson, Douglas, Jadson, Lucas, Luis Fabiano, Maicon e Paulo Miranda.

"Para os pendurados, pedimos para não provocarem o terceiro amarelo. Tem que jogar o máximo com esses cartões, porque temos o Botafogo agora e depois o Bahia, que é muito difícil também. Então tem que ter bom desempenho na parte técnica e disciplinar", comentou Ney Franco.
 
 

São Paulo mantém base do clássico e treina com Cortez

São Paulo, SP, 29 (AFI) - O técnico Ney Franco comandou nesta quarta o último coletivo do São Paulo antes do confronto diante do Botafogo e promoveu o retorno de Cortez. O jogador cumpriu suspensão contra o Corinthians e deve ser titular na partida desta quinta-feira, no Morumbi, pela 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com esta mudança, Paulo Miranda, que atuou improvisado na lateral, volta para o banco de reservas. De resto, a equipe foi a mesma que venceu o Corinthians por 2 a 1 no clássico do último domingo, no Pacaembu, sinal de que Ney Franco gostou do futebol apresentado.

O time escalado no treino desta quarta e que será repetido diante do Botafogo terá: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Tolói, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Paulo Assunção, Maicon e Jadson; Lucas e Luis Fabiano. O São Paulo atualmente é o quinto colocado do Brasileirão, com 31 pontos, e luta para ultrapassar o Vasco, que tem 35 e está no G4.
 

Fluminense enfrenta o Corinthians na luta pela liderança

Rio de Janeiro, RJ, 29 (AFI) - O Fluminense está cumprindo neste Campeonato Brasileiro a receita apregoada como fundamental para conquistar o título: uma regularidade absurda. Nas 19 rodadas do primeiro turno, a equipe tricolor foi derrotada apenas uma vez, como visitante. A marca do time de Abel Braga tem sido a eficiência, ainda que às custas de um futebol vistoso. Não seria despropositado traçar um paralelo entre o clube tricolor e o Corinthians, adversário desta quarta-feira, às 22 horas, no Engenhão. Foi com um futebol mais de transpiração do que de inspiração que os paulistas construíram a sua caminhada vitoriosa na Copa Libertadores.

Assim vai o Fluminense, com muita dedicação e entrega, na tentativa de superar os muitos desfalques que assolaram o time na primeira metade da competição. A esperança nas Laranjeiras é a de que o segundo turno seja menos tortuoso e a equipe ganhe ainda mais força para superar o líder Atlético Mineiro.

"Precisamos manter a nossa regularidade. O segundo turno é sempre mais complicado. Mas sabemos a força do nosso elenco e temos conseguido superar bem as lesões. Quem entra tem dado conta do recado", comentou o zagueiro Leandro Euzébio, ele mesmo um bom substituto do titular Anderson, lesionado.

Pela segunda partida seguida, Abel Braga poderá repetir o time, que venceu no último sábado o Vasco por 2 a 1, com atuação de destaque para Thiago Neves, justamente um homem que precisa assumir um pouco da responsabilidade que cabia ao veterano Deco, às voltas com lesões musculares em série.

Invicto há sete rodadas, os tricolores entrarão em campo já no terço final do jogo do Atlético contra a Ponte Preta. Saberão do resultado dos mineiros antes do fim do primeiro tempo e poderão atuar mais motivados em caso de tropeço dos rivais. Mas os jogadores prometem se concentrar prioritariamente nos paulistas.

"O elenco do Corinthians é muito forte. Tem o Danilo, o Paulinho, que sai muito para o jogo e é perigoso. Temos de neutralizar as jogadas deles para sair de campo com a vitória", analisou Euzébio, que prevê bom duelo com o ex-tricolor Emerson. "O Sheik é rápido, habilidoso. Temos de grudar nele".
 

Atlético-MG busca vitória para se distanciar na ponta

Belo Horizonte, MG, 29 (AFI) - O Atlético Mineiro recebe a Ponte Preta, a partir das 20h30 desta quarta-feira, no estádio Independência, em Belo Horizonte, disposto a conquistar pontos para tentar se distanciar novamente na liderança do Campeonato Brasileiro. Após a derrapada que terminou em empate com o arquirrival Cruzeiro no último domingo, manteve a ponta da competição, mas ficou com 43 pontos, apenas um à frente do Fluminense, que está em segundo.

Para tentar garantir os três pontos na primeira partida do segundo turno do Brasileirão (20.ª rodada), o técnico Cuca mudou a estratégia em relação à equipe alvinegra. Ao contrário do que fez na véspera da maioria dos jogos da primeira fase, o treinador manteve mistério sobre os substitutos de Pierre e Bernard, suspensos porque foram expulsos no clássico mineiro.

O treinador promoveu apenas um rachão em meio campo e não deu nem dica de quem estará entre os titulares. Para a vaga de Pierre, Cuca deve escalar Serginho. Já para o lugar de Bernard há pelo menos duas possibilidades e o técnico não revelou se vai optar por Guilherme ou por Escudero. O time também deve ter novidade no banco. Apresentado na última segunda, o atacante Leonardo está liberado para atuar e pode ser opção para a vaga de Jô, que ficou sem substituto com a saída de André.

Além do fato de liderar o campeonato, o Atlético tem outro motivo para entrar em campo com o moral elevado. A última partida que o time perdeu como mandante completa um ano. A última foi justamente contra o Cruzeiro, no encerramento do primeiro turno da edição do ano passado do Brasileirão. Desde então, ganhou 22 dos 26 disputados em casa. "Um ano é muita coisa. É algo positivo e que nos dá muito mais respeito contra quem vier jogar aqui", avaliou Guilherme.